Palavra do Dia

"... se você parar de aprender, logo esquecerá o que sabe". (Provérbios 19-27)

quinta-feira, 3 de março de 2011

Como podemos nos tornar parecidos com Jesus?

FILIPENSES 2:5, 8

A partir do momento que nós aceitamos Jesus Cristo como nosso único e suficiente salvador passamos a ser discípulos dele.

Mas qual é o significado da palavra discípulo?
Discípulo é o que aprende de alguém, ou que segue os princípios do mestre.

“I João 2:6 diz: Aquele que esta nele, também deve andar como ele andou.” Vamos analisar o texto abaixo para descobrir se estamos no caminho certo, se estamos nos tornando discípulos parecidos com o mestre.

“De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve em Cristo Jesus, que sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, mas a si mesmo se esvaziou, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens. E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até a morte, e morte de cruz (Filipenses 2:5, 8).”

Atitudes do Mestre.

1º. Esvaziou a si mesmo- No momento mais difícil Jesus, o nosso mestre abriu mão da sua vontade, dos seus direitos de filho de Deus. Para cumprir a sua missão teve que dizer não para si mesmo, teve que dominar o seu eu e negar o seu querer.
Será que ele tinha opção? Claro que sim, veja o que ele disse: “Ou pensas tu que eu não poderia agora orar a meu pai, e ele me mandaria imediatamente mais de doze legiões de anjos? (Mateus 26:24)”

Assim como eu e você Jesus também tem o direito de escolha, ele disse que poderia orar ao Pai e seria livre daquele momento difícil, só que Jesus escolheu fazer a vontade do Pai. “Pai se QUERES, passa de mim este cálice, todavia não se faça a minha vontade, mas a tua (Lucas 22:42).”

Jesus esvaziou a si mesmo, negou a sua vontade para conseguir realizar a vontade do Pai. Para andarmos como Jesus andou devemos aprender a dizer não para nós mesmo, se não conseguirmos dizer não para nós mesmo nunca vamos conseguir dizer sim para Jesus, lembre-se das palavras de Paulo: “Estou Crucificado com Cristo, e já não vivo, mas Cristo vive em mim (Gálatas 2:20).

2º. Atitude. Tomou a forma de servo- Servo é aquele que pertence a um Senhor, aquele que não tem liberdade própria ou que não pertence a si mesmo. Servo é aquele que não tem livre disposição da sua vontade, dos seus pensamentos e dos seus atos. Para cumprir sua missão Jesus deixou de lado todos os privilégios, abriu mão de todos os direitos de filho. Tomou a forma de servo. “porque o filho do homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos (Mateus 20:28).” Assim como Jesus nós somos filhos de Deus (João 1:12), Somos herdeiros de Deus (Romanos 8:17), porém, enquanto estivermos aqui nessa terra devemos imitar o nosso mestre, devemos tomar a forma de servos e trabalhar na ceara do Nosso Senhor, Jesus disse: “Eu vos dei o exemplo, para que façais o que eu fiz (João 13:15). Será que estamos imitando o mestre? Será que estamos nos colando como servos? Ou será que estamos tentando ser os donos da obra? Será que estamos obedecendo ao nosso Senhor, fazendo a vontade dele ou vivemos e praticamos somente aquilo que nos agrada? O discípulo precisa seguir os passos do mestre. “Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me (Mateus 16:24).” Lembre-se, O servo fiel, que obedece e trabalha para o seu Senhor será recompensado. “Bem esta servo bom e fiel, sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei (Mateus 25:21). Imite Jesus, sirva com alegria e com certeza no tempo certo o teu Senhor vai te honrar. “Aquele que me serve deve seguir-me, e onde eu estiver ali estará também o meu servo. E se alguém me servir meu pai o honrará (João 12:26).”

3º. Atitude. Humilhou-se a si mesmo- Jesus colocou de lado sua forma divina e adotou uma forma inferior, a forma humana e mesmo sendo homem ele não escolheu riqueza, poder ou posições mundanas. Em vez disso ele se esvaziou de tudo, veio como um servo nasceu em uma manjedoura e morreu pendurado no madeiro como um criminoso. Em tudo ele se humilhou, deixou todos os seus direitos de lado, confiando que Deus era poderoso para exaltar e confirmar suas promessas nele. Como seus discípulos devemos aprender com o seu exemplo. “Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para as vossas almas (Mateus 11:29). Por mais que você já tenha feito, ou esteja fazendo pela obra de Deus nunca conseguirá pagar o que Deus já fez por você. Na obra de Deus quanto mais você cresce mais você se torna servo.” O maior entre vós seja como o menor, e quem governa seja como quem serve ((Lucas 22:26).” Jesus o maior no reino de Deus humilhou-se a si mesmo, negou sua vontade, e como servo foi obediente até a morte e morte de cruz. Ele disse: “O discípulo não é mais do que o mestre, nem o servo mais do que o seu Senhor (Mateus 10:24).” Será que estamos agindo como discípulos? Será que somos parecidos com Jesus? Como Cristãos, sabemos que temos de ser parecidos com Cristo não somente em nosso comportamento, mas também em nossos pensamentos. O Versículo 5 nos chama a atenção para que deixemos Cristo trabalhar em nossa mente, e o versículo 8 nos ensina como fazer isso sendo humildes e obedientes. Isso é que é ser um discípulo de Cristo. Deixe o mestre moldar todo o teu ser e assim, com certeza você vai participar não apenas das aflições, mas também das bênçãos prometidas aos verdadeiros discípulos.

“Amados, não estranheis a ardente prova que vem sobre vós para vos tentar, como se coisa estranha acontecesse. Mas alegrai-vos no fato de serdes participantes das aflições de Cristo, para que também na revelação da sua glória vos regozijeis e alegreis. Vocês serão felizes se forem insultados por serem seguidores de Cristo, porque isso quer dizer que o glorioso espírito de Deus esta em vocês (I Pedro 4:12, 14). Lembre-se:” Deus resiste ao soberbo mais da graça aos humildes (I Pedro 5:5).” Imite ao mestre seja parecido com ele, esvazie-se de si mesmo, seja humilde e faça a vontade do Senhor como um bom servo e assim, com certeza você será como ele um GRANDE VITORIOSO.

Por: Pastor Elésio Heck

A importância de permanecer firme na caminhada

Portanto, meus amados irmãos, mantenham-se firmes, e que nada os abale. Sejam sempre dedicados à obra do Senhor, pois vocês sabem que, no Senhor, o trabalho de vocês não será inútil (I Coríntios 15:58).

Infelizmente muitos Cristãos que um dia foram brasas vivas, foram chapa quente estão passando por um processo de esfriamento espiritual. Muitos que um dia faziam a obra de Deus com alegria hoje vivem se arrastando na fé encontrando dificuldade até mesmo para participar dos cultos. Apesar de Paulo dizer que nós devemos ser SEMPRE dedicados a obra do Senhor, porque no Senhor, o nosso trabalho não é inútil, muitos estão abandonando a frente de trabalho, muitos não estão conseguindo manter a chama acesa.

Vamos estudar a luz da bíblia alguns motivos que levam o cristão a esse esfriamento e como ele pode ser evitado.

1º. (Mateus 24:12) - E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor de muitos esfriará.

A palavra iniqüidade tem o mesmo significado de maldade, Jesus disse, a maldade no mundo vai chegar a tal ponto que muitos cristãos vão deixar de acreditar, o amor vai esfriar. E o maior requisito para que nós possamos permanecer firmes fazendo a obra de Deus é o amor. Amar a Deus sobre todas as coisas e ao teu próximo como a ti mesmo são os maiores mandamentos do cristão, nenhum Cristão consegue se manter firme, inabalável, nenhum cristão consegue se manter dedicado a obra do Senhor se a chama do amor não estiver acesa dentro dele. O cristão que é dedicado a obra do Senhor não se abala com a maldade do mundo. Lembre-se
O amor tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta (I coríntios 13:7). Não permita que a maldade do mundo pare você, permaneça firme porque no Senhor o nosso trabalho não é inútil. Jesus disse: e por se multiplicar a iniqüidade o amor de muitos se esfriará, mas aquele que perseverar até o fim será salvo.


2º. Não vos enganeis. As más companhias corrompem os bons costumes (I Corintios 15:33).

Existe um ditado que diz: diga com quem andas e eu te direi quem és. Devemos ter todo o cuidado para que as nossas amizades não venham roubar de nós o desejo de fazer a obra de Deus. Quando andamos com as pessoas erradas aumenta o risco de praticarmos coisas erradas. Muitos cristãos que já foram verdadeiras labaredas de fogo, firmes e comprometidos com a obra de Deus perderam a salvação porque se envolveram com pessoas erradas. Na bíblia temos um exemplo: No Juízes do capítulo 13 ao 16 conta a história de Sansão , ele foi um homem que nasceu debaixo de uma promessa, seria usado por Deus para libertar o seu povo , foi tomado pelo espírito de Deus, foi revestido de uma tremenda força, era o terror dos inimigos do seu povo, mas ele começou a se envolver com as pessoas erradas até que um dia ele Conheceu uma mulher chamada Dalila, essa mulher conseguiu destruir o relacionamento que Sansão tinha com Deus, diz a bíblia no livro de juízes cap. 16:19 que a força deixou Sansão e ele foi vencido pelo inimigo por causa da má companhia de Dalila. Temos que estar atentos, quando o povo de Deus ia entrar na terra prometida Deus disse: guarda-te de fazeres aliança com os moradores da terra em que hás de entrar, para que não sejam por laço no meio de ti (Êxodo 34:12). Cuidado com quem você anda lembre-se a bíblia diz que a luz não tem comunhão com as trevas. Não permita que as más companhias abalem o seu relacionamento com Deus. Lembre-se: Felizes são aqueles que não se deixam levar pelos conselhos dos maus, que não seguem o exemplo dos que não querem saber de Deus e que não se juntam dos que zombam de tudo o que é sagrado! (Salmo 1:1).


3º Portanto, ponham em primeiro lugar na sua vida o reino de Deus e aquilo que Deus quer,(Mateus 6:33).

O fogo que arde dentro do homem é o fogo do seu desejo, se ele permanecer firme desejando as coisas de Deus o fogo do espírito vai estar aceso dentro dele, mas se ele começa a cobiçar as coisas do mundo e passa a buscá-las em primeiro lugar com certeza o fogo do espírito vai se apagar e ele vai para longe de Deus e para perto do mundo. Porque, onde esta o teu tesouro ai esta também o teu coração (Mateus 6:21). Fique firme na caminhada não permita que a fadiga, o cansaço, as preocupações desse mundo consigam parar você. De prioridade para o reino de Deus lembre as palavras que o apostolo Paulo disse ao seu discípulo Timoteo: Nenhum soldado em serviço se embaraça com negócio desta vida, a fim de agradar aquele que o alistou para a guerra (II Timoteo 2:4). Você é um soldado do exército de Cristo, alistado por Cristo para fazer a obra de Deus. Fique firme nessa caminhada, Mantenha o fogo do espírito aceso dentro de você tendo sempre uma certeza. As aflições desse tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de se revelada (Romanos 8:18).
Só depende de você o fogo que arde dentro de você é o fogo do teu desejo, Alguém pode roubar a tua saúde, pode roubar o teu dinheiro, pode roubar até mesmo a tua família, mas ninguém pode apagar a chama do teu desejo. Pois estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura poderá nos separar do amor de Deus, que esta em Cristo Jesus nosso Senhor (Romanos 8:38,39).

LEMBRE-SE: Permaneça firme nesse caminho, porque nesse caminho o teu trabalho não é INÚTIL.


Por: Pastor Elésio Heck